23.3.06

Invenções sem limite

O que será que ainda fica faltando? Acabam de inventar copos que se comunicam entre eles, sem fio. Sim, são sinais de rádio que permitem essa conexão, tal e qual já fazem algumas redes de computadores. Imagine um casal: um está em Sampa e a outra no Rio. Quando um dos parceiros segura esse copo, um led vermelho acende no copo a namorada. Led, você sabe, é um diodo emissor de luz: os equipamentos eletrônicos estão cheios deles. Tem mais: o tal parceiro lá de SP coloca o copo nos lábios. E os sensores fazem brilhar leds brancos no copo da companheira no Rio. Assim, ela fica sabendo quando seu namorado está tomando um drinque. E vice-versa. Humm.
Jackie Lee, um estudante do laboratório de Mídia do renomadíssimo MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos EUA, responde pelo invento. Estava com saudade da família e da namorada, todos em Taiwan, há milhares de quilômetros de distância de Boston. Em vez de pegar o telefone e matar as saudades, foi para o laboratório e criou uma série de peças que chamou de “Jantando Juntos”, incluindo um par de copos, que chamou de “Copos dos Amantes”. E mais: “Talheres da Família” e “Roupas da Emoção”. Peças projetadas em pares que, separados, se comunicavam com seus parelhos. Informavam que estavam sendo usadas. Você pega um garfo em Petrópolis e o maridinho fica sabendo no Rio que a sua dieta foi pro brejo.
Os “Copos dos Amantes” parecem comuns exceto pelos leds em volta da borda e nas suas laterais. Sensores em cada copo permitem que cada um “saiba” o que o que está acontecendo com o outro. Tome o gole num deles e a borda do outro brilha. Continue a beber e as luzes nas laterais vão se apagando à medida que o líquido é consumido.
Lee conseguiu enviar um dos copos para a sua namorada do outro lado da Terra. E com ela brindou o Dia dos Namorados, que nos Estados Unidos é comemorado em fevereiro. “Foi como dar um beijo virtual”, disse.
Dizem que os copos sem fio ajudarão as pessoas “a sentir como se estivessem dividindo a experiência de beberem juntos”. E o invento já foi apelidado de “Copos dos Amantes”. Pode ser bacaninha, mas ainda prefiro interação social na base do corpo-a-corpo. E se de repente eu acordar às 4 da madrugada e ver minha taça iluminadíssima? Ficaria com coisas na cabeça e não seriam leds, certo? (Veja aqui a matéria na NewScientist).
Ainda fica faltando alguma coisa?
Arnaldo Caprai, um produtor de vinhos italiano, criou uma “rolha esperta”. Colocou dentro de uma rolha sintética um chip mínimo, do tamanho de um grão de arroz. Essa rolha está agora fechando uma edição limitada de seu elogiado vinho Contemporare, com a uva Sangiovese. Esse chip, à prova de falsificações, carrega páginas e mais páginas de informação sobre o vinho, seu produtor, seu perfil, origem etc. O equipamento ainda pode enviar como receber informações.
Essa é a primeira vez que uma vinícola aplica identificação por rádio-freqüência numa garrafa de vinhos. Isto é: o chip fica dentro da garrafa, alojado no interior da rolha. Já tentaram usar chips colados nos rótulos. Foi um desastre pela dificuldade do equipamento operar quando a garrafa ficava úmida.
Essa tecnologia é um refinamento dos sistemas RFID que os militares usam para rastrear aviões. Indústrias de alimentos e de moda, manufaturas e transportadoras começam a utilizá-la para melhorar seus controles. Já é utilizada como controle de veículos em pedágios, de pessoas em roletas. E até em alguns modelos de celulares da Nokia.
Por exemplo, se você aproximar um desses telefones da garrafa de Caprai, pronto: toda a informação do chip vai pro telefone. Vai aparecer tudo no vídeo do aparelho.
Caprai criou essa rolha como arma para o problema mundial de vinhos fraudulentos. Só a famosa casa de leilões, Sotheby’s, de Londres, acusou um prejuízo de milhares de dólares recentemente, em razão da falsificação de vinhos finos, verdadeiros troféus, caríssimos.
A rolha de Caprai permite que um comprador numa loja saiba mais sobre o vinho usando apenas um leitor de mão. Ele vai saber também se está comprando a garrafa verdadeira ou a pirata.
Esse invento pode ainda receber melhorias. Podem colocar mais dispositivos, como um sensor de temperatura, rastreando as temperaturas máximas e mínimas da garrafa durante o transporte (da vinícola até a loja). Assim, o consumidor saberá se o vinho “cozinhou” em trânsito, aquela infeliz instância em que o vinho é submetido a calor excessivo e acaba com gosto de... “vinho cozido”, de queimado, assado.
Algo mais?
Volto a falar do resveratrol, aquele componente químico encontrado abundantemente nos vinho tintos. É que cientistas italianos descobriram que podem reduzir em até 60% a taxa de mortalidade de uma epidemia de gripe em ratos. O estudo é do Instituto de Saúde da Universidade de Roma. Eles afirmam ainda que o resveratrol pode impedir mutações no vírus da gripe.
A descoberta é particularmente importante em razão da gripe aviária. A amiga sabe que há um sério alerta global contra essa gripo. Teme-se que pode haver mutações e ela transformar-se numa pandemia. Assim, não esqueça da sua taça de tinto diariamente. E para rebater, uma de branco, pois o calor não dá tréguas.
Será que nosso departamento de novidades finalmente fechou as portas?
Só tem mais uma, essa particularmente importante para quem quer manter o sorriso brilhante e contagiante.
Mais uma vez são os componentes dos vinhos tintos as estrelas. Eles ajudam a prevenir e a tratar inflamações periodontais. A periodontite é uma doença infecciosa que afeta nossas gengivas e o osso – ou seja, a estrutura que suporta nossos dentes - e, eventualmente, levando à perda permanente deles.
Cientistas da Universidade de Laval (Québec, Canadá) é que realizaram esse estudo, particularmente investigando o papel dos tais polifenóis na eliminação de radicais livres liberados por componentes de bactérias que causam as periodontites. É fundamental reduzir a quantidade desses radicais. E, nesse sentido, os canadenses verificaram que os polifenóis do vinho tinto inibiam a geração desses radicais, ajudando na prevenção e tratamento do tratamento desse tipo de desordem.
Mas, por favor, continue a gargarejar, lavar a boca, escovar bem os dentes. Só que dá vontade de substituir tudo isso por uma taça de vinho, não é mesmo?
Esse último estudo nos ajuda a concluir a coluna. Algumas dessas invenções podem parecer idiotas, como a dos Copos. Mas, vejam, o casal de namorados deu um jeito e até beijos já trocaram (embora virtuais).
A rolha com chip vai nos livrar de piratarias e nos informar direitinho sobre os vinhos. A dos italianos pode nos colocar distantes de uma pandemia mundial de gripo. A dos canadenses nos garante o sorriso.

Nenhum comentário: