23.4.09

Batidos e Mexidos

Um Bond chamado Bradford. Sempre perguntam se o verdadeiro Martini é mexido ou batido. O fato é que James Bond e seu pai, Ian Fleming promoveram uma grande confusão com este que é ainda o mais famoso dos drinques. Em primeiro lugar, o espião inglês queria vodca em seu Martini e não gim, como manda o figurino. Segundo, porque não esquecia nunca de comandar: “O meu é batido, nada de mexido”.
A regra é que se a receita de um coquetel pede dois ou mais destilados (o Martini tem dois: gim e vermute) ele deve ser mexido. Se pede sucos de fruta ou clara de ovos (como o Pisco Sour) deve ser batido vigorosamente para combinar bem os ingredientes.
Um Martini batido ficará aguado, pois vai misturar-se com o gelo na coqueteleira. A única maneira de conseguirmos aquela limpidez e textura aveludada é fazendo o contrário de Bond e obrigando que o seu drinque seja delicadamente mexido.
David. A. Embury, no clássico The Fine Art of Mixing Drinks (“A admirável arte de misturar drinques”), de 1948, afirma: “Se você bater um Martini ele se transforma num “Bradford”. Logo, com perdão pelo trocadilho, 007 pegou o bonde errado.
Ganhei uma garrafa do gim inglês Plymouth, considerado uma das melhores marcas do mundo (existe desde 1973), mas que não conhecia até agora. Vou fazer o meu Martini com ele (três doses), Noilly Prat (acho que foi o primeiro vermute seco a ser criado, em 1813, pelo comerciante de vinhos e destilados Joseph Noilly; basta uma dose) e apenas uma azeitona verde. Mexido, claro. Deixo o Bradford para o Bond
Champagne com rolha metálica? Um produtor de Champagne, a casa Duval-Leroy anunciou que substituirá a rolha de cortiça por uma tampa de metal, tão revolucionária que poderá continuar a produzir o familiar “estouro” e ainda jorrar fartas espumas em convidados ou em pilotos de Fórmula I, segundo matéria da BBC.
Os detalhes sobre essa nova tampa, criada pela canadense Alcan especialmente para garrafas de espumantes, são ainda segredo guardado a sete chaves.
Elas primeiros aparecerão num número limitado de garrafas do Clos dês Bouveries, uma linha que a Duval-Leroy destacou para testes de mercado.
Diz o produtor que o principal interesse foi o de evitar incidências da “doença da rolha” (o TCA, um fungo que ataca a cortiça e torna a bebida imprestável). A facilidade em abrir-se a nova tampa vem como um segundo benefício. Mesmo de rosca e fácil de abrir o som, o “espocar” de uma rolha de cortiça está garantido. E também as fartas espumas ao abrir. Estima-se que as metálicas compreendam hoje 15% do total de tampas de vinhos em todo o mundo.
Poderia ser até 99%. Com elas, vamos perder categoria, classe. Essa história do POP e do festival de espumas é bobagem. Para mim, abrir um espumante com rolha de cortiça é não só muito fácil como obrigatório que não exista estouro algum ou desperdícios de espumas. Vamos deixar isso para os pilotos de corrida, pois a trepidação faz parte da vida deles.
Veja nesse vídeo como é que uma garrafa de espumante deve ser aberta.
Algumas regrinhas. 1. Os vinhos são companheiros naturais da comida. Num restaurante, em dúvida e não querendo passar por “embaraços” por harmonizar erradamente vinho e prato escolhidos, peça um Riesling ou um Pinot Noir, o primeiro para peixes ou segundo para carnes.
Costuma dar muito certo.
2. Embora eu tenha e adore taças espetaculares (tenho quarto Riedel, a verdade é que não importa nada o formato: pode usar até copos simples de vidro que dá certo. Procura na sua locadora Sob o Sol da Toscana e delicie-se com os exemplos que os personagens fornecem diante daquela maravilhosa paisagem.
3. Insegura ao comprar determinado vinho? Vire a garrafa e leia o rótulo do verso. Se ele diz que o vinho foi “engarrafado e armazenado” pelo nome do vinho (ou do produtor do mesmo) que está na frente da garrafa, significa que se trata de um vinho a granel. Ou seja: o produtor comprou o vinho de outros produtores. O que ele fez foi apenas engarrafar, armazenar e, claro, colocar seu nome no rótulo. Isso não quer dizer que o vinho acabe sendo ruim. Contudo, prefiro ver uma garrafa cujo contra-rótulo indique “produzido” seguido pelo nome do vinho ou do produtor que apareça no selo principal. O vinicultor plantou, cuidou, colheu suas próprias uvas. E depois as transformou, ele mesmo, em vinho. Acho melhor dessa maneira.
4. Você entra na loja ou no supermercado e, com freqüência repara que muitos vinhos trazem uma espécie de placar: “90 pontos da Wine Spectator”; “95 pontos de Robert Parker” etc. No geral, qualquer vinho que apresente esse tipo de placar pode ter certeza de que é, no mínimo, decente. Mas esses pontos não devem ser a única razão para comprarmos vinhos (nem o motivo para não comprá-los). O Flamengo tem inúmeros títulos, nacionais e internacionais. E já esteve a milímetros de ser rebaixado. Você é Flamengo na vitória ou na derrota. Isso vale para todos os torcedores. Respeite, mas não se importe muito com os pontos.
5. Muitas pessoas falam que os sulfitos no vinho causam reações alérgicas. Bem, os vinicultores vêm aplicando dióxido sulfúrico em seus vinhedos e em seus vinhos por pelo menos dois mil anos. Esse tipo de enxofre inibe a oxidação. Com ele o vinho pode viajar, ficar na loja um tempo e chegar à sua mesa. Mas algumas autoridades descobriram que ele pode provocar, entre outras coisas, asma em pessoas mais sensíveis. Mas a sua quantidade é tão pequena que, se dermos bola, não vamos mais sair de casa num dia de primavera.
6. Vinho tinto não é causador de dores de cabeça. Beber demais e com o estômago vazio, sim, causam dores de cabeça.
7. Numa loja eu sempre pergunto: “Qual o vinho bom que não está vendendo?” O vendedor aí me apresenta uma garrafa de R$ 60,00. Depois pergunto a razão das vendas fracas. Vai falar do produtor pouco conhecido, que a região era nova etc. Aí eu devolvo: quero o mesmo tipo de vinho, mas que custe R$ 20,00. O vendedor vai se virar e descobrir essa garrafa. Costuma dar certo.
8. Comece a treinar o seu paladar lendo as resenhas de vinho. E compare-as com o que conseguir dominar de aromas com o mesmo vinho resenhado. Faça isso com todos os vinhos que vier a experimentar, cada vez mais tentando determinar as características olfativas e gustativas dominantes dos vinhos. Quando você se achar mais seguro e estiver sabendo tanto quanto o que lê nas resenhas, pare de lê-las. E escreva as suas. Mas não deixe, nunca, de continuar se experimentando, a cada vinho.
9. Faça testes cegos. É um passo adiante do que se propõe no item acima. Requer, sobretudo, humildade. Você como eu e a maioria dos amantes de vinho não terá sucesso logo no início. Afinal, é mesmo difícil experimentar um vinho sem saber sequer se é tinto ou branco. Mas, com o tempo, acabará por diferenciar um Cabernet Sauvignon de um Merlot, um Syrah de um Cabernet Franc, um Sauvignon Blanc de um Chardonnay.
10. Estude: aprenda o que puder sobre todas as regiões vinícolas, do Brasil e de todo o mundo. Estude os mapas, saiba como pronunciar os nomes dessas regiões e das variedades de uvas. Saiba que uvas são produzidas em cada uma das regiões. Leia sobre a história e a geografia dessas áreas. Não pare de ler e aprender. Beber apenas não é o bastante.
Os Martini de Bond é assunto batido. Apenas dei uma mexida revelando o Bradford. Rolhas metálicas também são assunto batido. Mas tampas metálicas para espumantes vão dar uma senhora mexida no mercado. Regrinhas sobre como beber etc. são batidíssimas. Mas essas minhas são mexidas. Afinal, são minhas.

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