20.5.09

Removendo II

Voltamos ao assunto da coluna passada, Removendo... , pois ele está rendendo novas e boas dicas sobre como acabar com manchas e até retirar rótulos.
Água oxigenada. A Carolina Monteiro cita um produto, o Vanish, com o qual tem tido bons resultados para tirar manchas de vinho, entre outras. No site do produto, aprendemos que: “Sua poderosa fórmula contêm oxigênio ativo que remove manchas de gordura, chocolate, vinho tinto, café, grama e muitas outras”.
Ou seja, o Vanish é, de maneira certamente mais poderosa, a nossa recomendada água oxigenada, nome comercial do peróxido de hidrogênio, com base na fórmula química H2O2, um poderoso oxidante.
A água oxigenada usada comercialmente possui uma quantidade mínima de 0,3% de peróxido de hidrogênio. Comigo ela funciona muito bem, mas nem sempre com o sucesso que a Carolina tem com o Vanish. Fica aqui a boa dica.
Rótulos no forno. A Rachel Bello afirma que a primeira coisa que faz é colocar a garrafa vazia (e sem rolha ou tampa metálica, naturalmente) no forno. Deixar na temperatura máxima por uns 10 minutos, ou até quando a garrafa estiver bem quente. Depois é retirá-la do forno cuidadosamente e os rótulos (o principal e o do verso da garrafa) sairão facilmente.
Se ainda assim não saírem, a Rachel espera que a garrafa esfrie e tenta o método da água quente, que ela utiliza da seguinte maneira:
Enche a pia da cozinha com água fervente. Para isso é pega uma panela bem grande, enche de água e ferve até borbulhar.
Pega a garrafa e a coloca em imersão na pia. Após alguns minutos os rótulos irão flutuar.
Se ainda assim eles continuarem colados, tire a garrafa da pia, coloque-a sobre uma toalha e tente tirar os rótulos com a ponta da unha (ou com uma pequena lâmina), a partir do canto do impresso.
Caso o teimoso rótulo ainda resista, volte com a garrafa e repita a operação de mergulhá-la em água fervente. Nesse ponto, a Rachel não tem dúvidas de que o rótulo sairá.
Quando isso acontecer, recolha-o da pia com uma colher e o coloque sobre um plástico ou papel manteiga. E, ufa, o seu rótulo está quase pronto para entrar para a sua coleção. É só esperar que seque.
Limpeza de decantadores. Além da dica, a Rachel pergunta como fazemos para limpar decantadores. Lavá-los parece fácil, mas o seu formato, como a base bem larga e um gargalo estreito realmente dificulta a lavagem. Dê só uma olhada no decantador Riedel Amadeo e veja o trabalhão que vai dar para lavá-lo. É lindo, mas seu formato de lira é barulho e não música para que quiser limpá-lo.
Eu tenho dois métodos para enfrentar essa situação:
1. Uso água quente e uma bucha longa para limpar principalmente a base e contornos do decantador.

2. Quanto o decantador começa a ficar com manchas de vinho tinto, utilizo pequenas bilhas de aço, dessas encontradas em rolimãs. Se você tem amigos em oficinas mecânicas e em lojas de consertos de bicicletas poderá encontrá-las. Tenho uma caixinha cheia delas, devidamente limpas, aço puro. Pois as coloco dentro do decantador e dou boas sacudidelas e cuidadosas mexidas. E só as retiro quando vejo que as manchas foram embora.
Aqui, no Rio, ainda não as encontrei, pelo nas lojas especializadas de vinhos. Mas lá fora já são comuns. Dê só uma olhada nelas no site da Amazon.com (as minhas não são tão pequenas como essas, mas dão pro gasto).
O problema é colocar o decantador de cabeça para baixo para deixá-lo secar. Quebro o galho com um antigo coador de café. Lembra deles, aqueles com o coador de pano? Eram os únicos admitidos pelo meu pai. Bom, meu pai já se foi e, como o tempo passa e a falta de tempo é permanente, permiti a entrada dos coadores de papel aqui em casa. Mas o porta coador ficou: uma peça única de arame, com base bem larga, de onde nascia um L que acabava por ser o apoio do coador de pano. Como esse L se constituía de duas hastes de arame em paralelo, o que fiz foi torcê-las com um alicate. E elas ficaram mais delgadas, embora firmes. Assim, posso colocar o meu decantador de cabeça para baixo e esperar que seque. O decantador em lugar do coador.
Da Agenda
Amigos do Vinho na Casa de Espanha. A amiga está começando agora a se encantar com os vinhos e quer, naturalmente, aprender mais, certo? A enófila acha que sabe tudo, mas desconfia que conhecer um pouco mais não custa nada, certo? Então, ambos não podem perder o evento Amigos do Vinho que acontece dia 23 de junho (das 18 às 22h) na Casa de Espanha, no Rio.
Lançamentos de vinhos espanhóis, franceses, suíços, argentinos, italianos, norte-americanos, portugueses, chilenos, africanos e brasileiros degustados. Os participantes receberão na entrada um brinde, uma taça para degustar todos os vinhos. De quebra, ainda poderão saborear um bufê de especialidades da gastronomia espanhola.
O evento é produzido pela butique de vinhos
Confraria Carioca, em parceria com as distribuidoras e importadoras Cava de Vinhos, Vitis Vinifera, Porto Leblon, Volantis e Vini Rio.
A Confraria Carioca pertence e é dirigida por Duda Zagari, membro da Associação Brasileira de Sommeliers e diretor da Sociedade Brasileira dos Amigos do Rio. O objetivo de Zagari é promover a bebida de modo a “desengravatá-la”.
A Casa de Espanha fica na Rua Vitório da Costa, 257, Humaitá, Rio de Janeiro. Tel.: (21) 2436-3150. Tem estacionamento no local.
Os ingressos podem ser adquiridos na Confraria Carioca: Rua General Severiano, 97, loja 35, no Rio Plaza Shopping, Botafogo. Informações e reservas pelo (21) 8102-1019 ou pelo e-mail:
Duda@confrariacarioca.com.br
Não percam, amigas. Só serão servidos vinhos de importantes produtores e importadores.
Rio Restaurant Week: só até domingo. Não percam. Já no primeiro dia do evento os restaurantes participantes registraram um aumento 35% acima do normal e os pratos acabaram. Um sucesso, gente!
O Rio Restaurant Week é a versão nacional de um importante acontecimento do mundo da gastronomia. Semelhante ao Restaurant Week de Nova York, que existe há 16 anos, em São Paulo já foram realizadas 4 edições e agora o Rio se junta a cidades como Boston, Londres, Amsterdã e outras 100 grandes metrópoles do mundo nessa maratona gourmet.
Veja
aqui a lista dos ótimos restaurantes participantes, saiba seus endereços e horários e que especialidades estão oferecendo. São 60 casas, entre as melhores do Rio, à sua disposição.

Nenhum comentário: