21.1.10

Espantando o calor

Canícula, vejo no dicionário, se refere a Sirius, a estrela mais brilhante da constelação do Cão Maior. Seu nome latino é justamente “canicula”, pequeno cachorro. Vem do latim e simpaticamente significa “cadelinha”, é a principal estrela da constelação do Cão Maior, ou Sirius. Quando ela aparece, é sinal que o sol está mais próximo da terra. É o fim: calor escaldante, tórrido. Está fazendo 40º, mas a sensação é de 50º.
Diante disso, minhas preferências vão para os sucos. É a melhor alternativa para o álcool. Calor à parte, ficamos entupidas de álcool com as comemorações de fim de ano. Diante de nós, temos o carnaval, com mais tentações alcoólicas. Nada melhor do que dar um tempo e buscar alternativas aos destilados, à cerveja e ao próprio vinho. Eu faço isso com sucos e mais sucos, de fruta e de vegetais. Eis aqui algumas receitas que, além de serem deliciosas, possuem outras e importantes qualidades.
1. Antioxidante: cenoura, beterraba e pepino.
Dá um belo suco, com um vermelho profundo: li que a beterraba ajuda a reduzir a pressão do sangue e é rica em betanina (um poderoso corante natural e também antioxidante).
Pegue uma beterraba, duas cenouras e meio pepino. Lave-os bem, pique-os e leve-os para o liquidificador. Ou para o processador. As eventuais partes sólidas podem ser peneiradas. E pronto.
2. Bom para a pele: maçã, limão e água mineral com gás.
Duas maçãs e uma rodela de limão (mas do meio da fruta; as extremidades têm muita casca).
Faça um suco com as duas maçãs, acrescente a rodela de limão sem a casca. Junte tudo numa jarra e, no final, acrescente a água mineral gasosa. Bom para a pele porque as maçãs são ótimas para ela e para a nossa digestão.
3. Bom para resfriados: cenoura, laranja gengibre.
A cenoura e a laranja são ótimas para o nosso sistema imunológico. O gengibre é utilizado medicinalmente há muito tempo: ele nos alivia de resfriados, de gargantas inflamadas. E, nesse suco, atenua a doçura da cenoura. É um suco com uma ótima cor rubra e rico em antocianinas, responsáveis por grande variedade de cores nas frutas e vegetais e também por protegê-los. São poderosos antioxidantes.
Use duas cenouras, um rizoma (o caule) do gengibre (de tamanho médio) e uma laranja. Faça sucos separados de tudo isso. Mexa bem antes de beber.
4. Bom para ressaca: laranja, gengibre, banana e mel.
O popular Blood Mary (sem a vodca), com seu molho inglês e Tabasco me acaloram. O suco de tomate de faz inchar. Ele é melhor no inverno. No verão, prefiro uma laranja com sua vitamina C, uma banana com a vitamina B, mais o potássio (que perdemos pelo efeito diurético do álcool e serve como redutor de pressão), o gengibre para acalmar o estômago e a frutose do mel para colocar um pouco de açúcar no sangue, ajudando a equilibrar a pressão. Se, além disso tudo, adicionarmos um ovo (clara e gema), vamos estar fornecendo cisteína, um poderoso aminoácido que nos ajudará a limpar nosso sistema de toxinas. Mas use o ovo só em desespero de causa.
São duas laranjas, uma banana, uma raiz de gengibre (tamanho de um dedo polegar), uma colher das de chá de mel.
Esprema as laranjas e coloque seu suco num liquidificador com a banana e com o gengibre (devidamente ralado) e o mel. Bata até que fiquem cremosos. Utilize água filtrada se quiser o suco menos denso.
5. Bom para desintoxicar: brócolis, espinafre e abacaxi.
O espinafre é um reputado purificador, os brócolis é o nosso conhecido super vegetal: é rico em vitaminas C, K e A, além de fartíssimo em fibras. Contém também nutrientes com propriedades anticancerígenas, como o diindolylmethane e o selênio (que estou agora consumindo bastante: um antioxidante ótimo para alguns problemas da vista). O abacaxi entra aqui para adoçar, atenuar os sabores potentes do espinafre e dos brócolis, além de auxiliar na digestão.
Uma fatia de abacaxi (de uns 5 centímetros) cortada em pedaços, um molho de brócolis (pode utilizar o vegetal inteiro (tudo nele é comestível), um molho de espinafre. Faça um suco de tudo isso (ou esprema, leve ao liquidificador ou processador). Junte água se achar muito espesso.
E para acompanhar? Pipoca: espantei-me quando soube que a pipoca é um rico antioxidante, assim como as frutas e os vegetais. Um químico americano, Dr. Joe Vinson, descobriu que a pipoca (ou o milho da pipoca) oferece polifenóis em altos níveis. Os polifenóis pertencem a um grupo de elementos químicos encontrados em frutas, vegetais e outras plantas, como azeitonas, folhas de chá e nas uvas. São antioxidantes, em constante trabalho de remover de nosso sistema os tais radicais livres, que podem danificar células sadias e tecidos em nosso corpo.
Acontece que o efeito desses polifenóis é dez vezes maior do que as vitaminas C e E.
O Dr. Joe Vinson é professor do Departamento de Química da Universidade de Scranton, Pennsylvania. EUA. Ele explica que pesquisas recentes demonstraram que esses polifenóis, em grãos como os do milho da pipoca, possuem antioxidantes em quantidades comparáveis às das frutas e dos vegetais. Ele ensina que, entre os petiscos salgados, é nossa popular pipoca quem possui a maior quantidade de antioxidantes por grama. Seu trabalho foi apresentado na reunião anual da Sociedade Americana de Química.
Portanto, se quiser acompanhar esses sucos com um petisco também saudável, não se esqueça da velha pipoca. E, pronto, você já está razoavelmente abastecida, com sabor e qualidade, para espantar esse calor de cão, nome que tem origem na mesma constelação do Cão Maior, na estrela Sirius, a “cadelinha” que está agora promovendo toda essa canícula.

Um comentário:

Thiago disse...

Adorei o blog!
Textos interessantíssimos, escritos com inteligência, elegância, leveza e bom humor, características cada vez mais raras.
Parabéns!!!
Com certeza retornarei para ler os postas mais antigos com calma.