20.7.05

Para afastar o frio

Já apresentei aqui, recentemente, dicas para enfrentar o inverno com prazer. Mas ficaram faltando receitas de drinques, bebidas que ajudam a esquentar principalmente essas noites chuvosas, úmidas, frias mesmo – e que não faltam aqui na Serra.
Começo pelo popular quentão: não tem festa junina (que agora com freqüência acontecem em julho) que não considere o velho bom quentão. A receita mais simples está até no Aurélio: vinho fervido com cravo, canela e gengibre. Claro que servido quente. Mas quentão pode ser também a nossa branquinha, a cachaça, temperada com gengibre e canela e também servida quente.
A maioria das receitas de quentão que conheço destaca o vinho. E muito raramente a bebida é diluída.
Mas faço um aqui em casa que é diluído, não com água, mas com um xarope delicioso. O vinho só é adicionado no final. Veja só.
Numa panela média coloque: 250 ml de água (uma xícara), 250 g de açúcar, 4 bastões de canela, 10 cravos, uma colher de noz-moscada ralada, um tantinho de raspa de casca de limão e outro tantinho de raspa de casca de laranja.
Deixe ferver até que o líquido comece a reduzir e a se transformar num xarope. Acrescente, então, os sucos do limão e da laranja, e mais duas garrafas de vinho tinto. Por favor, um vinho tinto de qualidade (mas que não precise passar dos 20 reais).
Deixe esquentar – mas sem que ferva (para não deixar o álcool evaporar). O ideal é colocar todo o líquido numa jarra e deixá-la em banho-maria ou sobre um réchaud. Se achar que ficou um tanto amargo, acrescente mais açúcar.
Se existe o quentão, existe também o quentinho, que é bem mais simples. Experimente essa receita.
Você só vai precisar de 45 ml de água quente, uma boa dose (outros 45 ml) de uísque, uma colhe de sobremesa de açúcar e uma casca de limão. Numa caneca, coloque o açúcar, junte a água quente para dissolvê-lo. Depois é só acrescentar o uísque e o limão. Essa é uma receita individual. Se quiser mais, basta multiplicar pelos drinques necessários ou pelo número de seus convidados.
Outra receita de drinque individual é a do Rum na Manteiga.
Numa caneca, coloque: uma colher das de chá de açúcar e, em seguida, acrescente um quarto de xícara de água fervente, uma boa dose de rum (também um quarto de xícara), uma colher de chá de manteiga. Mexa bem e espalhe raspas de noz-moscada na superfície. Se tiver problemas com colesterol alto, evite.
Você pode transformar um caldo, um consommé de carne, por exemplo, numa bebida deliciosa, além de nutritiva.
Vamos aos ingredientes e suas medidas:
60 ml de caldo de carne (o melhor é o preparado em casa);
45 ml de vinho Jerez, o fortificado do sul da Espanha;
E pimenta, opcionalmente.
Aqueça o caldo, mas não deixe ferver. Coloque numa caneca.
Acrescente o Jerez e a pimenta (se for de seu gosto). O Jerez pode ser o Tio Pepe, bem seco. Não é problema encontrá-lo nas boas casas de bebidas.
Se tiver visitas em casa, prepare um ponche especial, de uma receita que retirei de revista dedicada a bebidas para o Natal e cujo nome original é Christmas Punch. Aqui o Natal se presta mais a refrescos. Mas agora, vamos aproveitar esse ponche: suas visitas vão ficar mais quentinhas e a conversa vai animar, com certeza.
Ingredientes: Três xícaras de água filtrada; meio quilo de açúcar; suco e cascas de quatro limões; uma garrafa de rum (o Bacardi Carta de Oro, por exemplo); uma garrafa de vinho do Porto Ruby (o Andresen costuma ser bom e barato), noz-moscada ralada, fatias de maçã e de laranja.
Ferva a água, o açúcar e o limão numa panela separada. Coe depois de esfriar. Acrescente o rum, o vinho do porto e o suco de limão.
Transfira tudo para uma poncheira, um alguidar. Coloque as fatias de maçã e laranja e espalhe a noz-moscada na superfície.
O ideal é deixar a poncheira sobre um réchaud. O ponche deve ser servido frio. Não esqueça xícaras ou copos adequados para suas visitas.
Se quiser mais receitas para enfrentar o frio é só clicar aqui para a Soninha no soniamelier@terra.com.br

Nenhum comentário: