5.12.06

O calor da festa

As festas chegaram, você vai servir vinho – para as amigas (ou para você mesma). E quer que tudo funcione direitinho. Entre outras coisas, isso quer dizer que você precisa armazenar e servir seus vinhos nas temperaturas corretas.
Agora, atenção que servir o vinho na temperatura correta é uma coisa; degustá-lo na temperatura ideal é outra.
A temperatura certa de servir um vinho produz um senhor efeito nos aromas e sabores da bebida. Cada estilo de vinho deve ter a sua temperatura de serviço apropriada (vai realçar os pontos positivos e esconder os negativos da bebida).
A maior parcela de prazer ao bebermos vinhos está relacionada com seus aromas. Sabor mesmo, o que está na boca, só oferece quatro possibilidades: o doce, o amargo, o salgado e o ácido. É o nosso nariz que faz todo o restante da festa. Eles precisam sentir aqueles vapores que saem da taça.
E tais vapores são criados na medida em que o vinho vai aquecendo.
Quanto mais alta a temperatura, mais facilmente os componentes de sabores se evaporarão da superfície da bebida na taça. Daí que servir um vinho lá entre os seus 16 e 18oC (já um tanto lépido) faz sentido, pois estaremos enfatizando os aromas da bebida.
Com temperaturas acima de 20oC, o álcool começa a evaporar-se de tal modo que desequilibra a bebida. Assim, temos: excessivamente gelado, ele vai perder todo o seu sabor e aroma. Muito quente, ficará intragável, apenas o sabor de álcool se destacando.
Um vinho muito gelado liberará muito pouco de seus sabores e aromas. Os defeitos gustativos de um vinho simples, de má qualidade, podem ser mascarados pela baixa temperatura de serviço.
As temperaturas mais frias deixam nosso paladar mais sensível à doçura, daí que se recomenda servir vinhos doces, os de sobremesa, mais frios.
Já esse mesmo paladar é mais suscetível a taninos e ao amargor em temperaturas mais quentes. Os vinhos tânicos ou amargos, como muitos italianos e qualquer tinto jovem de qualidade, devem ser servidos relativamente lépidos.
A temperatura influencia também vinhos contendo dióxido de carbono: os espumantes em geral. Quanto mais gelado, mais gás será liberado. Ou seja, nossos espumantes podem se tornar intragáveis lá pelos seus 18oC.
Em resumo: esses vapores são criados, como vimos, na medida em que o vinho se aquece. Daí que ele precisa estar alguns poucos graus abaixo de sua temperatura de degustação para que possa liberar seus aromas.
Temperatura de serviço. Eis aqui uma tabelinha para a sua orientação (a temperatura está em graus Celsius):
Temperatura (Celsius)
19º - Vinho do Porto Vintage
15 – 18º - Bordeaux, Syrah (vinhos tintos tânicos, complexos)
17º - Borgonha tinto, Cabernet Sauvignon
16º - Rioja, Pinot Noir
15º - Chianti, Zinfandel
14º - Porto Tawny e Non Vintage
13º - Temperatura ideal para armazenar qualquer vinho
12º - Beaujolais e vinhos rosados.
11º - Viognier, Sauternes
9º - Chardonnay
8º - Riesling
7º - Champagne, espumantes em geral
6º - Ice Wines
5º - Asti-Spumanti

E a temperatura para beber o vinho? A crítica americana Lisa Shea pesquisou, testou, pesquisou, testou e chegou a esta tabela (a temperatura está em Celsius e é a de uma geladeira comum). Os tempos marcados são os minutos decorridos de uma garrafa retirada da geladeira.
Retire o vinho da geladeira e sirva depois de ...
0:10 (dez minutos depois) - 8º - Chablis/Riesling
0:30 - 12º - Sauvignon Blanc
0:50 - 13º - Chardonnay
1:00 - 14º - Zinfandel/Chianti
1:50 - 17º - Pinot Noir
2:00 - 18º -Cabernet Sauvignon
Mas, por favor, entendemos que a “tal temperatura ambiente” do local onde você está servindo seus vinhos não se refira ao Amapá, logo ali perto da linha do Equador. Se for esse o caso, você deve tomar seus vinhos dentro da geladeira mesmo.
O que essa tabela diz é que os vinhos não devem ser servidos na temperatura em que saíram da geladeira. E não tão quentes quanto a falada “temperatura ambiente” comentada acima.
Climatizadores, geladeiras e principalmente os baldes com gelo fazem um ótimo trabalho gelando e conservando nossos vinhos. Mas para aquecê-los, prefiro o calor de minhas mãos em cada taça.
Assim, amiga, para manter o calor da festa, sua ou dos amigos, o melhor é gelar o vinho (na temperatura certa para cada estilo) e deixá-lo entre suas mãos até ficar no ponto. Aromas e sabores vão justificar a presença das garrafas que você com tanto cuidado escolheu.

Nenhum comentário: