14.6.07

Gostei

Já pensou em acessar perto de um milhão e meio de vinhos, com resenhas, notas, comentários de várias fontes? Pois agora temos o Snooth. É um buscador e também um sistema de recomendações de vinhos, que podemos receber inclusive em nosso computador (basta que nos registremos no site e ofereçamos um mínimo de cinco recomendações pessoais).
O site foi lançado recentemente, ainda está sendo testado (versão beta), mas promete bastante. É bom que tenhamos na web um lugar onde buscar opiniões sobre produtos (no caso, vinhos) originárias de várias fontes.
A americana Wine Spectator oferece notas para 176 mil vinhos, que você pode procurar por nome, vinícola, região, varietal, safra, preço ou nota. A inglesa Decanter tem um arquivo com avaliações de 20.000 vinhos, dos quais seleciona e recomenda quatro mil anualmente.
Nas duas, as recomendações são feitas pelos colunistas da casa. A Snooth declara ter catalogado mais de 300 mil vinhos e analisado mais de um milhão de resenhas e notas. São análises de produtores, vinicultores, varejistas, importadores – e dos próprios leitores (ou “amigos”, como são chamados), além de dos seus próprios críticos. Você pode procurar por varietal, região, estilo, preço, tipo de remessa, mas também por “verão”, “churrasco”, “pouco álcool”, “carvalho”, “encorpado” etc. Vai encontrar os vinhos indicados para aquela estação ou especialidade culinária, ou estilo. A empresa está baseada em Nova York e não vende vinhos diretamente, mas associou-se a companhias (Astor Wines & Spirit) e wine.com para oferecer dicas de compras no varejo.
Snooth importa avaliações de outros sites e blogs e também as analisa até chegar ao seu próprio resultado, o “Snooth Rank”, um número simbolizado por uma taça de vinho. A nota máxima soma cinco taças (“Amei”). Seguem-se: 4 taças (“Gostei”), 3 taças (“Neutro”), 2 taças (“Não gostei”) e 1 taça (“Odiei”).
Esse foi o site onde encontrei, até hoje, o maior número de avaliações de vinhos brasileiros: 67, o que é estupendo. Exemplos: Rio Sol Paralelo 8 2004, com 3,5 taças; Casa Valduga Cabernet Sauvignon Seculum (2000), 3,5; Salton Cabernet-Merlot Talento 2003, 3,5; Amadeu Espumante Brut 2002, 3,5; Casa Valduga Espumante Brut (2002), 3,5; Miolo Reserva Cabernet Sauvignon 2004, 3,5; Persona Luiz 2002, da Casa Valduga, também com 3,5.
E também até algumas de nossas branquinhas. A Leão de Ouro (da Piagentini), com 3,5; a Sagatiba Velha Cachaça Preciosa, 3,5, e a Optimum Cachaça, 3,5.
Como sempre, faço restrições aos sistemas de pontuações, seja o dos 100 pontos, dos 20, das estrelas e esse das cinco taças. A maioria dos vinhos brasileiros citados merecia pelo menos 4 taças, um real e honesto “Gostei”.

Nenhum comentário: