18.6.07

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O que mais o influencia a comprar um vinho? Opiniões de críticos, de amigos, dicas de vendedores nas lojas e em supermercados, uma tira promocional numa prateleira, destacando um vinho mais do que outro? Um cartaz dizendo que aquele vinho ganhou 92 pontos de Robert Parker ou da revista Wine Spectator? Ou você acredita mais nos seus critérios do que nos da crítica especializada ou amigos?
Uma pesquisa bem recente sobre o assunto foi realizada pela norte-americana Wine Opinions, uma firma de pesquisa especializada apenas em vinhos, a partir da Internet. Ela fornece a profissionais do vinho pesquisas sobre os consumidores, suas tendências, preferências etc.
Apesar de estar voltada para o mercado dos EUA, o referido levantamento (“Trajetória do vinho na mídia e a influência dos críticos”) pode nos ajudar a pensar como seriam as respostas aqui. Acho que não seriam muito diferentes. Mas, vamos aos principais resultados:

1) As opiniões mais influentes junto aos consumidores que compram vinhos no varejo até um máximo de R$ 40,00 são as de “amigos com conhecimento de vinho” (70%).
2) A revista Wine Spectator (54%) tem mais influência do que o super crítico, Robert Parker (41%). Isto entre consumidores de vinhos finos (acima daqueles R$ 40,00).
3) 24% dos pesquisados são leitores de blogs de vinho. É uma quantidade surpreendente, o dobro dos que lêem a Wine Spectator e o site do Robert Parker.
4) 87% dos respondentes concordam com a afirmação: “Eu confio mais no meu gosto do que no da crítica”. Mas 49% concordam que: “Tento sempre evitar vinhos com notas baixas”.
5) É interessante o fato de que muitos (42%) não concordam que: “Há uma grande diferença de qualidade entre um vinho de 92 pontos e outro de apenas 88”. Nota-se, porém, que 39% ficaram indecisos quanto a essa declaração.

Conclusões: em termos de comunicação, se poderia tentar utilizar uma “rede social” (a tal da “social networking”) na Internet para influenciar grupos de pessoas ligadas pelo vinho.
Os blogs sobre vinhos já ganharam crédito significativo, crescente. Não é à-toa que os colunistas da Wine Spectator têm agora seus blogs. Curioso é que os blogs são feitos por críticos e também dão notas. É a informalidade do blog que convence?
O papel do varejista está bem valorizado. Porém, os consumidores confiam mais nas suas próprias opiniões e param para pensar se usam ou não os critérios de pontos antes de tomar uma decisão de compra.
Os críticos não ficaram muito bem na fita. Eu deveria ter publicado outra coisa.

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