19.6.07

É isso aí, bicho!

Vou logo dizendo que não se trata do concurso de cachorros da Ana Maria Braga. É que volta e meia tropeço em sites ligando o mapa astral das pessoas às suas possíveis preferências por vinho. Até já andei publicando algumas colunas a respeito. Só que ainda não tinha encontrado nada sobre o horóscopo chinês e os vinhos.
Mas acabo de encontrar. Qual seria a conexão entre os vinhos e a astrologia chinesa, que além de tudo é um tantinho mais complicada do que a praticada desse lado do planeta?
Mas se você acredita que seus traços de temperamento e de caráter podem ser profetizados pelo ano em que nasceu no zodíaco chinês e se você também acredita que vinhos diferentes têm também temperamentos diferentes, então vale a pena dar uma olhada no que recolhemos de alguns sites.
Antes, porém, dê uma olhada nesse site para saber um pouco mais sobre o horóscopo chinês. Seus signos compreende 12 animais: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cão e Porco, todos considerados um reflexo do universo. Eles aparecem cinco vezes durante um ciclo de 60 anos, cada vez de forma um pouco diferente.
Porco. É, sobretudo, uma pessoa sociável. leal, indulgente, imparcial, inteligente, sincera e bem informada. Um vinho significativo seria o branco da uva Gewürtztraminer. “Gerwürtz” quer dizer condimentado, temperado. São vinhos picantes e muito aromáticos, com sabores que lembram a lechia e rosas (ou flores em geral), além de especiarias como os cravos.
Já “Traminer” vem de uma suposta origem da uva, o vilarejo de Tramim (ou Temeno), na região do Alto Adige, norte da Itália. É uva que dá excelentes vinhos nessa região e também na Alsácia, Áustria, Hungria, Nova Zelândia e até nas partes frias da Califórnia. Mas as pessoas desse signo gostam também de vinhos complexos, embora fáceis, como um Chateauneuf du Pape, do Ródano, França. Ou um Terranova Shiraz (medalha de ouro no 3º Concurso Internacional de Vinhos do Brasil).
Rato. Você é charmosa, sedutora, ativa, meticulosa, sociável, alegre, persistente. Seu vinho original seria o Furmint (seco), feito com a uva do mesmo nome, responsável por um dos vinhos doces naturais mais famosos do mundo, o Tokaji. Gosta também de vinhos cativantes, como os Rieslings alemães, que vão do seco (trocken) ao super doce e complexo (trockenbeerenauslese). Ou o Aurora Varietal Colheita Tardia 2002 (também medalha de ouro no concurso internacional La Mujer Elige).
Boi. Sua marca é a tenacidade, paciente, resistente às situações adversas. É resoluta, decidida, irrepreensível. Para você, vinhos intensos, como os vinhos doces do Canadá (icewine) ou os com a Riesling. No dia-a-dia, vinhos inocentes: rosados como os da Família Piagentini, Coleção Varietais. Ou os do sul da França, além das versões italianas (da região de Cerasuolo di Vittoria), espanholas e australianas.
Tigre. Claro, com esse nome, você é corajosa, audaciosa. Mas também generosa, ardente, ativa, sensível, nobre. Para equilibrar as coisas, vinhos benevolentes, o brasileiro Dal Pizzol Tannat ou o Boscato Gran Reserva Cabernet Sauvignon (ambos com medalhas de ouro). Tente também vinhos de grande sensibilidade, como o Grüner Veltliner, o mais famoso vinho branco da Áustria. Não os vemos quase por aqui, pois os austríacos bebem quase toda a sua produção.
Coelho. Virtuosa, generosa, sensata, bondosa, sensível e cheia de imaginação e educadíssima, uma mulher que valoriza a tranqüilidade. Para você, vinhos apaixonantes, como os doces de Bordeaux: os Sauternes e os Barsacs. Ou, para contrabalançar, outro nacional, o tinto e encorpado Cave Ouvidor Cabernet-Merlot 2004.
Dragão. Uma moça de muito caráter e energia, um tanto excêntrica e extravagante, cheia de admiradores. Um vinho suave, aromático, como um Pinot Noir, flexível o bastante para ora combinar com carnes vermelhas, ora com as brancas. Vinhos para o cotidiano com a uva Tempranillo, com o Miolo Fortaleza do Seival Tempranillo (outro com ouro) ou os espanhóis tradicionalmente feitos essa uva: os Rioja, os Ribera del Duero.
Cachorro. É generosa, popular, confiável, idealista, cuidadosa, gentil, sempre querendo ajudar, faz amigos vagarosa e cuidadosamente. Você fica com os clássicos, feitos pela Cabernet Sauvignon, como o nacional Cave Antiga Gran Reserva Cabernet Sauvignon (mais um ouro). Para impressionar, um vinho do Porto, de preferência um LBV (Late Bottled Vintage), uma especialidade realmente.
Macaco. Muito inteligente, cheia de humor, astuta, com grande carisma, autoconfiança em excesso, resolve problemas facilmente e aproveita-se muito bem das oportunidades que aparecem. Vinhos animados: o Fortaleza do Seival Sauvignon Blanc ou os Chenin Blanc da África do Sul, localmente chamados de Steen. No dia-a-dia, vinhos de qualidade a baixo preço: um Miolo Reserva Merlot, por exemplo.
Cavalo. Trabalhadora, independente, talentosa, jovial, aventureira. Vinhos que resultem em vantagem (i.e.: bons e baratos), como os Malbec argentinos, os Tannat uruguaios, os Shiraz como o nacional Terranova Shiraz.
Para equilibrar, um Chablis, o grande branco da Borgonha feito com a Chardonnay. Os melhores são bem caros. Uma ótima saída é experimentar o Miolo Reserva Chardonnay (também ouro).
Serpente. Você é uma pensadora profunda, com ambições intelectuais e filosóficas, com reputação de sabedoria, daí ter talvez pequenos problemas de comunicação, pois é mais fechada. Gosta de vinhos opulentos, como os Chardonnay encorpados e frutados da Austrália e da Califórnia. Para o trivial, vai mesmo de Beaujolais, desde que servido um pouco mais frio. Se não forem os franceses, opta pelos Gamay da Dal Pizzol ou da Miolo, sempre muito bons.
Galo. Você pode ser uma faladora, extrovertida, ou apenas uma observadora, ora indecisa, ora confiante, agressiva por fora, mas insegura por dentro. Gosta mesmo é de vinhos seguramente agradáveis, os espumantes de preferência. Mas escolha as nacionais, sempre premiadas. Exemplos: Peterlongo Espumante Moscatel, o Miolo Millesime Espumante Brut 2004 (ouro), o Casa Valduga Espumante Moscatel 2006 (prata), Cavalleri Espumante Brut 2004 (também prata). A relação não acaba. Borbulhantes como esses servem para qualquer hora e ocasião. Um vinho antes da champagne? Escolha o nacional Boscato Gran Reserva Cabernet Sauvignon.
Carneiro. É extremamente criativa, muito feminina, elegante, doce, amorosa, com sensibilidade artística. Daí que seus vinhos têm algo de estético. Por exemplo: os Merlot, que podem ser suculentos e perfumados ou apenas rápidos, mas deliciosos. Tente o nosso Fabian Reserva Merlot (prata). A contrapartida são vinhos refrescantes, em particular os Sauvignon Blanc, aromáticos. Ou, novamente, os espumantes nacionais, como o Cave Antiga Espumante Moscatel.
Vou continuar buscando paridades astrais. Da próxima vez, quem sabe, encontro algo envolvendo os periquitos de realejo ou os biscoitos da sorte.
Consulte o site que indicamos, amiga, para saber exatamente qual o seu signo. E clique aqui para o Bolsa ou para a Soninha no soniamelier@terra.com.br e diga qual o seu bicho, que indicaremos quais vinhos escolher.
Da Adega
Campeão Mundial
. Pois nossos vizinhos uruguaios saem mais uma vez na frente. Seu vinho, Dinastia 2004, foi eleito o melhor tinto no concurso mais antigo do mundo, o Vino Ljubljana 2007, realizado em maio na Eslovênia. Concorreu entre 543 vinhos de 24 países produtores. O Dinastia 2004 é da vinícola H. Stagnari, que ainda recebeu mais três medalhas. Duas para o Tannat Viejo 2004 e La Puebla 2004 e uma, de prata, para o Tannat Viejo 2003.
Falei campeão? Na verdade, é bicampeão mundial: é a segunda vez que a Stagnari recebe ouro nesse concurso.
Os vinhos dessa vinícola chegam ao Brasil pela Cantu Importadora (ligue para Telefone 0300.210.1010 ou clique em
www.cantu.com.br). Mais informações com minhas amigas Alessandra Casolato (alecasolato@ch2a.com.br) ou Denise de Almeida (ch2a@ch2a.com.br).

Nenhum comentário: