19.8.05

O Brasil na lista

A famosa crítica de vinhos, autora e Master of Wine Jancis Robinson fez uma lista das mais novas e promissoras regiões vinícolas do mundo. Temos hoje no mundo mais vinhos do que podemos consumir, mas novas áreas de produção não param de surgir. O Brasil faz parte dessa reduzida e nobre lista.
* Waitaki, Nova Zelândia. Começou quando um empreendedor local, Howard Paterson, resolveu plantar a tinta Pinot Noir em parte de sua fazenda na costa leste de North Otago, na Ilha Sul da Nova Zelândia. A primeira colheita comercial aconteceu em 2004, sendo dividida pelos parceiros do projeto, resultando em cinco vinhos promissores: quatro 2004 Pinot Noirs, mais um Pinot Gris e uma Sauvignon Blanc. Os vinificadores são diferentes, mas basta verificar no rótulo a origem da uva: Waitaki Valley Estates.
* Limarí, Chile. O panorama do vinho no Chile estendeu os seus limites 500 quilômetros para o norte, englobando a região de Coquimbo, onde fica o Vale Limari, a 20 km do Pacífico. As temperaturas mais frias vindas do mar dilatam o processo de amadurecimento e as uvas saem com nuances mais sutis do que as que crescem mais ao sul e no interior. A Viña Francisco de Aguirre foi a pioneira na região e seus vinhos de tão bons, acabaram comprados pelo maior produtor do país, Concha y Toro.
* Colinas de Santa Rita. É um nome novo para uma região já conhecida, o Vale de Santa Ynez, no sul da Califórnia, famoso pelas suas vinícolas e também por abrigar o Rancho Neverland, de Michael Jackson. Santa Rita fica a oeste do vale, na parte mais influenciada pelo Pacífico, como em Limari. Atenção para os Pinot Noir e os Syrah da Babcock, Brewer-Clifton, Melville e Sanford.
* Queensland, Austrália. É a área onde a indústria vinícola cresce mais rapidamente na Austrália, tanto que seus vinhos raramente são exportados. O turismo e o consumidor local praticamente sustentam os 150 produtores locais.
* Vale Agly, Roussillon, França. A uva Grenache é a que impera nos terrenos xistosos em torno das vilas de Maury e St. Paul de Fenoillet, no Roussillon, resultando em ótimos vinhos, vendidos como Vins de Pays des Côtes Catalanes ou Côtes du Roussillon Villages. Produtores principais: Gauby, Matassa, Le Roc des Anges e Le Soule.
* Philadelphia, África do Sul. Fica em Tygerberg, entre Stellenbosch e a costa oeste. É fonte de variedades de uvas originárias de Bordeaux, de alta qualidade. Atenção para a vinícola Capaia.
* Vale do São Francisco. Pois é: estamos fazendo bons vinhos até no árido nordeste, nas margens do São Francisco, fugindo do clima muito úmido da Serra Gaúcha. Procure pelo rótulo Vale do Sol, vinhos geralmente com a Syrah ou Syrah e Cabernet Sauvignon, os provados e fartamente elogiados pela rigorosa colunista. Você já os encontra nos supermercados daqui e nos da Inglaterra, Alemanha e Holanda.

Nenhum comentário: