5.3.05

Bafômetro para pássaros

Sabe o bafômetro, aquele medidor da quantidade de álcool consumido, particularmente pelos motoristas?
Pois o biologista Ken Hatch, da Universidade Brigham Young, em Utah, Estados Unidos, desenvolveu uma máscara especial de bafômetro para testar o que os pássaros estão consumindo quando migram. Eles têm de dar uma parada para comer e é nesse momento que caem nas arapucas do cientista. Uma máscara especial é colocada no bico deles e seu bafinho é tomado.
O que o biologista está descobrindo é que muitos pássaros chocam-se com prédios de tão embriagados, pois comem frutas em processo de fermentação, o que inevitavelmente acaba em álcool.
Ken Hatch está monitorando as dietas dos pássaros para protegê-los em seus hábitats naturais, onde habitualmente fazem as suas paradas para descansar, alimentar-se e continuar suas rotas migratórias. Sem desvios, choques. Vivos.
O biologista não vai parar apenas no teste com os pássaros. Pretende usar o bafômetro em cobras e ursos. Esperamos sinceramente voltar a falar do cientista. Vivo.
Esses momentos de embriaguez promovidos pela natureza têm levado a que alguns cientistas acreditem que nós, os humanos, tenhamos desenvolvido um gosto pelo vinho e outras bebidas, pois aprendemos a procurar frutos maduros, ricos em açúcar. Gostar de birita seria inseparável de nossa natureza. Volto ao assunto se o álcool não me fizer esquecê-lo – o que seria muito natural.
Nota retirada da Wine Spectator, somente para assinantes. Aqui.
Sonia Melier também voa, sem bafômetros, no: soniamelier@terra.com.br

Nenhum comentário: