20.3.05

Spurrier vem aí

Vem aí a maior feira de vinhos da América Latina, a Expovinis Brasil 2005, na sua 9a. edição. E com ela, chega o mestre Steven Spurrier, consultor de vinhos, escritor, assessor editorial de uma das mais importantes revistas de especializadas em vinhos no mundo, a inglesa Decanter. Pode marcar na agenda: de 3 a 5 de maio, em São Paulo, no ITM Expo (Avenida Roberto Zuccolo, 555, Vila Leopoldina).
Em paralelo à Expovinis, acontece também a Epicure 2005.
O evento está aberto a profissionais do vinho, hotelaria e enogastronomia. E também ao público. Se você tiver mais de 18 anos, paga uma pequena entrada, visita uma área de 11 mil m2 com centenas de expositores e centenas de vinícolas da África do Sul, Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Nova Zelândia, Portugal, entre outros. Pode naturalmente degustar vinhos.
O ingresso custará R$ 25,00 para quem não trouxer taça (ou trouxer uma de casa) e R$ 30,00 para fazer provas com uma taça ISO (a taça de degustação recomendada pela International Standards Organisation). Vale por um curso de vinhos.
Mas vou me abalar de Secretário para São Paulo especialmente para assistir à palestra de Steven Spurrier, cuja data ainda não está marcada (e talvez nem seja palestra, mas a condução de uma degustação).
O inglês, hoje na casa dos 60, tem de 41 anos de vinho. Começou em 1964 como trainee de um comerciante de vinhos em Londres. Em seguida, mudou-se para Paris e abriu a sua loja de vinhos, a Les Caves de la Madeleine.
Consultor editorial da revista Decanter há 11 anos, Spurrier é um dos três únicos agraciados, em 20 anos, com o Grande Prêmio da Academia Internacional do Vinho.
Autor e editor de livros sobre vinho, o inglês recebeu também o Maestro Award, da Vinícola Beaulieu, por destacados serviços à indústria vinícola dos Estados Unidos. Pois é, Steven Spurrier tem um papel muito importante, histórico até, na divulgação dos vinhos do Novo Mundo.
Em 1976, em Paris, ele organizou um teste cego que reuniu os mais prestigiosos vinhos de Bordeaux e da Borgonha e apenas dois vinhos da Califórnia, um Cabernet Sauvignon e um Chardonnay. Pois, os vinhos americanos chegaram em primeiro – e com pontos concedidos por uma maioria de degustadores profissionais franceses. Um repórter da revista Time estava presente e anunciou para o mundo o novo Waterloo francês. Hoje, as garrafas dos vinhos vencedores, um Stag’s Leap 1973 Cabernet Sauvignon e um Château Montelena Chardonnay 1973, da vinícola Barret, fazem parte da coleção permanente no Smithsonian.
Eu colocaria Steven Spurrier entre as 10 pessoas mais importantes do mundo dos vinhos. Até porque ele acha que o palato das mulheres é superior ao dos homens em particular na prova de vinhos.
Falei em 10 pessoas? Vamos reduzir para cinco. Pode ter certeza, em maio estou lá na Expovinis.
Sonia Melier agora no soniamelier@terra.com.br

Nenhum comentário: