2.3.05

Removendo rótulos

A leitora Fernanda Vianna, que faz treinamento e consultoria gastronômica em São Paulo, tentou retirar rótulos de vinho com papel contact e não conseguiu. Pede dicas.
Eis, abaixo, os métodos que conheço e o sucesso que tenho tido com eles:
Molhar o rótulo. Você pode encher uma pia e deixar lá a garrafa por um tempo. Pode fazer isso também num balde para não ocupar a pia.
Pode utilizar também uma garrafa pet de dois litros, de refrigerantes (devidamente vazia, claro). Corte a extremidade da pet, de modo a facilitar a passagem da garrafa de vinho.
Encher a pet com água quente e introduzir nela a garrafa de vinho, também cheia de água quente. O procedimento é o mesmo caso utilize o balde.
A garrafa de vinho cheia d’água impede que ela fique boiando, seja na pia ou em qualquer recipiente, muitas vezes com o rótulo voltado para a superfície.
Deixe ficar uma noite. De tempos em tempos, tente retirar o rótulo, puxando-o delicadamente por uma de suas extremidades. Mas não precisa acordar de madrugada para fazer isso. Durma um bom sono e, após aquele café da manhã, faça as suas tentativas. Cuidado para que a sogra ou a diarista não joguem a garrafa no lixo.
Usar uma lâmina. É utilizado principalmente quando o rótulo desejado tem muito dourado ou prateado, papel envernizado e utiliza cola sintética. O papel sob a camada de ouro ou de prata normalmente não fica úmido. O rótulo poderá ficar opaco, sem brilho, sem cor, nessas áreas, se molhado. E normalmente será rasgado nesses pontos (já que a cola ali ficará mais resistente). O procedimento é o seguinte:
a) Encher a garrafa com água quente e esperar uns 10 minutos.
b) Em seguida, esvazie-a e coloque apenas um copo de água fervente. Ponha a garrafa com o rótulo voltado para baixo (com sua face voltada para a superfície onde repousa a garrafa), de modo que o calor se concentre apenas na área ocupado pelo rótulo.
c) Deixe ficar uns cinco minutos.
d) Em seguida, com uma lâmina (gilete, navalha, canivete bem afiado), comece a remover o rótulo. Cuidado para não se queimar. Muita gente usa luvas de cozinha para proteção.
A maioria dos rótulos pode ser retirada a quente ou a seco. Mas alguns deles, como os do famoso Château d’Yquem, considerado o melhor dos vinhos doces, de Sauternes, França, tem ouro no rótulo, o que facilmente tornam as letras quebradiças, ao ser retirado. O rótulo é produzido assim, deliberadamente, para dificultar falsificações (o pessoal retira o rótulo de uma garrafa com o vinho verdadeiro e o coloca noutra com vinho de qualidade inferior).
Papel Contact. A Fernanda empregou papel contact e não deu certo. Nunca utilizei esse método. Sei de pessoas que importam papéis contac especiais, como o Wine Appeal ou Label-OFF dos Estados Unidos.
São plásticos transparentes com um adesivo potente numa de suas faces. A face com o adesivo é colocada sobre o rótulo. Com a base de uma colher, esfregam e esfregam e esfregam o adesivo, que é em seguida retirado. Muita gente só o retira depois de alguns dias. E dizem que dá certo. O problema é que são produtos que precisamos importar e devem custar caro. Já li que, quando conseguem retirar o rótulo, partes de cor, texto e desenhos ficam no adesivo. Trabalho perdido.
Variações. Também se utiliza o frio em vez do calor. Colocam a garrafa cheia dágua num balde com gelo e deixam. É uma operação que tenta reproduzir o que normalmente acontece com os rótulos de champanhe ou de vinho branco em restaurantes. Geralmente, quando estão servindo a terceira taça, o rótulo já está “dependurado” na garrafa ou boiando no balde com gelo.
Molham também o rótulo e o colocam no freezer para que congele. Uma vez congelado, é retirado, esperando que volte à temperatura ambiente. Em seguida, tentar descolá-lo com as mãos, unhas ou lâmina. A garrafa deverá estar vazia, claro, para não estourar dentro da geladeira.
O problema em qualquer método que utilize água é a possibilidade de enfraquecer o rótulo, que pode rasgar facilmente.
Alternativas quentes. As mais comuns variações utilizando o calor são:
a) Colocar água numa chaleira até que comece a despejar vapor. Colocar o rótulo diretamente em contato com o vapor e esperar que a cola amoleça.
Uma opção é utilizar um secador, no calor máximo, sobre o rótulo. Já tentei esse método e não deu certo: o calor do secador não é potente o bastante.
b) Tem gente que coloca a garrafa no forno lá pelos 150º C. O rótulo deve ficar voltado para cima. Costuma amaciar a cola dos rótulos, principalmente se forem de vinhos do Novo Mundo (qualquer país ou região que não seja a Europa), que geralmente utilizam adesivos sintéticos.
c) Também se usa o método de molhar o rótulo, mas adicionando-se detergente de cozinha no balde ou na garrafa pet.
O rótulo seco. O objetivo é certamente retirar o rótulo intacto. Desse modo, devemos apenas encher a garrafa com água fervente e esperar que a cola derreta. Se der certo e não for necessário o uso de lâminas, o rótulo sairá seco, sem rasuras ou perda de cor, perfeito para entrar no seu álbum.
Caso o rótulo retirado ainda contenha cola, o recurso é colocar um pouco de farinha no verso e esperar que seque.
Se estiver molhado ou úmido, guarde-o entre duas toalhas secas.
Uma vez seco e sem vestígios de cola, guarde-o entre as páginas de um livro bem volumoso, para que volte ao seu formato original, liso.
O método que melhor tem funcionado comigo é o que utiliza água quente (no balde ou na garrafa pet). Uma vez removido o rótulo é que emprego o secador de cabelo.
Teste o contra-rótulo. Existem basicamente dois tipos de cola para os rótulos. Os adesivos (como os dos selos), geralmente utilizados pelos vinhos do Novo Mundo. Ou a simples cola comum, normalmente encontrada nos rótulos de vinhos do Velho Mundo.
A dica aqui é você testar primeiramente o contra-rótulo – aquele rótulo menor que fica na outra face da garrafa, normalmente com informações sobre o fabricante, o importador, endereços etc. Se o teste der certo com ele, dará com o rótulo principal.
Se o rótulo for do tipo adesivo, encha a garrafa com água fervente e deixe ficar por um tempo. Aí, teste o contra-rótulo com uma lâmina. Deverá sair com facilidade.
Se o rótulo utilizar cola comum, como os do Velho Mundo, encha a garrafa com água fervendo e a coloque num balde com água também fervente e espere. Use o mesmo processo de empregar uma gilete para verificar se o rótulo está fácil de ser retirado.
Caso você ache que vai ter problemas, desista. Use uma câmera digital e registre o rótulo. Assim, não vai danificá-lo e ainda ter um registro dele, que você pode imprimir em papel de qualidade e guardar no seu álbum.
Amigas sempre me enviam relatos dos métodos que utilizam para retirar rótulos e o que conseguiram com eles. O que posso dizer é que quase todos que mencionei acima dão certo com parte dessas amigas ou se revelam um desastre com outra metade.
Espero que a Fernanda Vianna dê sorte com a maioria deles.
Sonia Melier agora no soniamelier@terra.com.br

2 comentários:

loucos88 disse...

Bãoooo demais.. valew

Anônimo disse...

Nani
Maravilha, foi muito útil!!! Obrigada!