22.1.07

Plutonizada?

“Plutonizado” foi eleita a palavra do ano (de 2006) pela American Dialect Society. Ela deriva de plutoed, um neologismo. Veja o verbete na coluna do Sérgio Rodrigues.
A ADS é uma sociedade que existe há 117 anos e faz um belo trabalho em torno dos usos, novidades, modismos e novos empregos da língua inglesa. Novidades essas que são quase que imediatamente adaptadas e usadas em todos os outros idiomas, como a amiga sabe.
E os vinhos com isso? Explico com exemplos:
Você gosta de vinhos e resolveu visitar a novidade do Tastes of the Valley - Sideways Wine Bar – um bar de vinhos inspirado no filme Sideways, que ganhou um Oscar de melhor roteiro adaptado em 2004 e é, com Mondovino, o filme sobre vinho mais badalado até agora. O wine bar fica em Solvang, Santa Bárbara, Califórnia, uma das locações do filme. Se você for, você é sem dúvidas uma turista plutonizada.
Ou pode querer, entre tornados e outras ventanias, visitar o Festival do Vinho da cidade de Nápoles (essa, na Flórida). E, se não morrer de tédio, seguir depois para conhecer o recém-inaugurado e exótico wine bar que funciona numa antiga sinagoga de Brooklyn, Nova York (era a velha Talmud Torah Beth Jacob Joseph, na Atlantic Avenue, no bairro de Boerum Hill). Se fizer isso, continua sendo uma turista plutonizada.
Continuando nessa linha um tanto profana, você pode até querer visitar um vinhedo plantado sobre um cemitério. Sim, agora existe. O lugar é bem próprio: Hayward, uma cidadezinha num braço da famosa Falha de San Andreas (uma falha geológica, um deslizamento lateral que se prolonga por mais de mil quilômetros através da Califórnia), perto de São Francisco, EUA. Logo, se não ocorrer nenhum terremoto, você conhece videiras de Zinfandel e Syrah que os padres católicos plantaram numa pequena área do cemitério do Santo Sepulcro, pertencente à Diocese de Oakland. Os padres argumentam que vão poupar dinheiro do vinho da missa e lembram também que vinho é o sangue de Cristo. Muito justo. Mas talvez você acabe sabendo mais de terror do que de terroir (perdão pelo trocadilho). Em qualquer caso, você além de sobressaltada vai permanecer plutonizada.
Vale quase tudo quando fazemos turismo, só não vale é ficar rebaixada, diminuída, transformada numa “turista-anã”, que é o significado da palavra campeã de 2006. Plutão era planeta desde 1930. Mas a partir de 2006 foi reclassificado como Planeta-anão.
Porém, sei que a amiga quer é se agigantar, pois gosta mesmo de vinho e quer fazer turismo a sério. Nesse caso, o negócio é fazer as malas já e partir para Fenavinho, em Bento Gonçalves.
A Fenavinho. Em termos de multiplicidade de ofertas, qualidade, variedade e propriedade de eventos (tem para adultos, crianças, profissionais e amadores do vinho etc.), alcance e duração – por tudo isso, para mim é a maior e mais importante feira de vinhos do continente. Imperdível.
É muito mais do que wine bars exóticos ou vinhedos “diferentes”. Degustações de vinho (a maioria, grátis) e vinhedos magníficos (sobre solo consagrado apenas pela natureza) você tem há muito tempo no sul do país.
Oficialmente a feira começa agora, dia 26 de janeiro, e vai até 20 de fevereiro. Se você for no período de Carnaval pode até participar da colheita da uva.
Mas se chegasse hoje lá conheceria o Caminhão do Vinho, que vem percorrendo os bairros de Bento Gonçalves desde o dia 20, distribuindo vinho e suco de uva gratuitamente.
A feira acontece numa dos maiores áreas de eventos da América Latina: o Parque da Fenavinho, em Bento Gonçalves (há uns meros 120 km de Porto Alegre), com 322.567 m² de área total e 50.000 m² de área construída.
No Parque, teremos uma exposição das 80 vinícolas de várias regiões produtoras do país, apresentando seus vinhos, que poderão ser degustados e até comprados por precinhos pra lá de camaradas.
Ao lado do pavilhão será apresentado um inusitado espetáculo cênico, ao ar livre: a História Cultural do Vinho, com mais de 500 figurantes, esculturas gigantescas em movimentos, alegorias, palcos fixos, cenários de fundo, cenografias, vídeos, efeitos, dramatizações. Será realizado todos os sábados, a partir das 9 da noite, numa arena com arquibancadas para até cinco mil pessoas. A turma da Fenavinho conta com o competente e criativo pessoal que faz o Festival Folclórico de Parintins, Amazonas, para a produção do show (logo, capaz de colocar o Carnaval carioca pra trás, em termos de qualidade de alegorias, cenários, esculturas etc.).
Entenda: essa feira está completando 40 anos. Ao longo desse tempo ela só fez melhorar e ampliar. O pessoal sabe muito bem como tudo deve ser feito.
Num dos pavilhões do Parque, teremos 150 produtores rurais da Serra Gaúcha e do estado expondo suas melhores uvas. Haverá premiação para os cachos mais bonitos. É a sua oportunidade, amiga, de conhecer as inúmeras variedades de uvas cultivadas no Brasil, quais suas características e que vinhos delas resultam. Vale por um curso de vinhos.
Você também poderá amassar a uva com os pés e voltar dias mais tarde para degustar o vinho doce, resultado da primeira fermentação. Num outro espaço, encontrará produtos feitos através da agricultura familiar, além de ofícios como a tecelagem, o artesanato em madeira e em vime, confecção de violinos, caldo de cana, erva-mate, moinho – e vai por aí. Já se sente desplutonizada?
Tem mais: conhecerá grandes fornos a lenha e ver de pertíssimo a fabricação de pães caseiros (e saboreá-los e levá-los para casa). Além disso, temos o Filó Gastronômico, um espaço com um restaurante de gastronomia italiana regional e um palco para apresentações de grupos de música, canto e dança. Você aqui se integra de vez com os hábitos e costumes dos imigrantes italianos. Além do Filó, teremos ilhas de gastronomia, com sopas, massas, comidas típicas italianas e a gastronomia campeira (a natural dos gaúchos).
Onde deixar os baixinhos. Para as crianças, a Fenavinho oferece a Piccola Cittá, um espaço de recreação com suporte de educadores, onde os pais poderão deixar seus filhos e visitar a feira sem medo de tomar uns goles extras. São 800 m², com apresentações de teatro, canto, oficinas do pão, corridas de pernas de pau, distribuição de lanches típicos, pintura, desenho e escrita. Cada criança será presenteada com o livro “Um mundo de lembranças. Um sonho de criança”, resultado da pesquisa que originou todo o projeto.
Enfim, o evento oferece também oportunidades inéditas para os profissionais do vinho, como os Projetos Comprador e Imagem: identificam potenciais compradores de vinho (para rede de lojas, supermercados, hotéis e restaurantes) e importadores e distribuidores para exportação de vinhos brasileiros. Devemos chegar a 378 milhões de litros em 2009, segundo previsão da APEX, agência de promoção de exportação e investimento no setor. Consumimos agora 1,8 litros por ano (por pessoa). Os franceses consomem 15 litros. Assim, segundo essa agência, já estamos em 15º lugar. Nada mal. Estima-se que 100 vinícolas brasileiras farão perto de 600 reuniões de negócios durante a feira.
Ah, tem também o Vinho Encanado, já uma tradição da terra: uma imensa pipa junto à Casa Del Vino, na Via do mesmo nome. É só pegar a sua caneca e ir pra lá fartar-se. Visite ainda as vilas típicas, como suas festas tradicionais, como a Três Sete, Bisca, Mora, Quatrilho. Participe de um torneio de bocha. Confira o Salão de Arte do Vinho e os desenhos de humor sobre o vinho.
Só não deixe de ir. Vi no site da Fenavinho que a CVC já tem roteiros aéreos e rodoviários prontinhos para a feira.
Pois é prestigiando mais o que é nosso, dando valor quando esse valor efetivamente existe é que você se agiganta e se desplutoniza de vez.

Nenhum comentário: