8.2.05

Mais "Sideways"

No filme “Sideways - Entre Umas e Outras”, apenas as atrizes Sandra Oh e Virginia Madsen é que entendem realmente de vinhos. Seus parceiros, Paul Giamatti e Thomas Haden Church, não manjam nada de nada da bebida, apenas interpretam seus personagens, embora reconhecendo ter adorado a experiência de entornar taças de vinho sem parar.
Sandra Oh, esposa do diretor Alexander Payne, faz a Stephanie, que vira a cabeça de Jack (Thomas Haden Church), o amigo de Miles (Giamatti), que está para casar. Oh, no filme, serve vinhos na adega de uma vinícola. Madsen é Myra, uma garçonete que ama o vinho, estuda viticultura, é a verdadeira sommelier. Myra muda tudo na vida de Miles, inclusive sua compreensão sobre a bebida. Madsen está concorrendo ao Oscar de melhor atriz coadjuvante.
Já Alexander Payne conseguiu em Sideways combinar duas paixões: pelos injustiçados, perdedores, pobres-diabos – e pelos vinhos.
Em 1999, com “Eleição” (Election, 1999), Matthew Broderick faz um professor de história que perde o emprego e esposa por se envolver nas traiçoeiras manobras de uma eleição universitária.
Depois veio “As Confissões de Schmidt" (About Schmidt), com Jack Nicholson fazendo um viúvo aposentado tentando sabotar o casamento de sua filha única.
Em Sideways, o anti-herói é Miles (Paul Giamatti), um novelista frustrado, não editado, na crise da meia-idade, que leva seu melhor amigo por uma desastrosa viagem para degustar vinhos. E Payne fez de uma simples história sobre a amizade entre dois homens uma dissertação sobre a nossa capacidade de errar e de amar.
Payne passou muito tempo visitando vinícolas, vinhedos, adegas para selecionar as locações do filme e entender melhor desse mundo. Gosta e conhece de vinhos. Ele mesmo selecionou os vinhos servidos e mencionados no filme.
“O melhor foi que, com esse filme, deixei de ser um prisioneiro de lojas e revistas de vinho e passei a conviver com produtores e vinhateiros, a viver entre barris e vinhedos. Isso é que é o bom”, revela.Leia sua entrevista na The Age .
Sonia Melier tem novo endereço: soniamelier@terra.com.br

Nenhum comentário: