6.2.05

O que é vinho natural

A definição não é lá um primor de rigor. Pode ser um vinho feito de acordo com a tradição, ingrediente da maior importância na viticultura e produção da bebida em muitas regiões do Velho Mundo, onde os agricultores e produtores repetem exatamente o que seus pais, avós e bisavós faziam.
São procedimentos como, por exemplo, engarrafar o vinho apenas quando a lua está em determinada fase, ou quando o vento está ou não soprando em determinada direção. São tradições mais do que superstições – métodos que muitas vezes a ciência consegue explicar.
Hoje, quando falamos de vinhos naturais, estamos nos referindo principalmente aos produtores que adotaram processos orgânicos e biodinâmicos de produção, onde não se utilizam pesticidas ou herbicidas químicos. Onde arar e colher são feitos manualmente, onde apenas se utilizam fermentos naturais em vez dos formulados em laboratórios para produzir aromas e sabores específicos. Onde raramente se acrescenta açúcar ao vinho para prolongar a fermentação ou aumentar o nível de álcool. Onde não se juntam enzimas ou ácidos para completar alguma qualidade ou atenuar algum defeito no vinho.
Caso utilizem sulfito, um secular conservante, só o fazem em doses mínimas. Aqui modernismos tecnológicos não entram. Assim, fora a osmose inversa, a micro oxigenação, a concentração. A regra é não impedir que a natureza fale mais alto.
Os vinhos completamente naturais não são muito fáceis de encontrar. De qualquer modo, algumas boas lojas já oferecem vinhos orgânicos e biodinâmicos. Que tal experimentar.
Sonia Melier tem novo endereço: soniamelier@terra.com.br

Nenhum comentário: