5.2.05

A marvada da ressaca

Ainda não existe cura para a ressaca. Nenhum chazinho, poção, mistura, comprimido - nada. Como os tempos de Carnaval fazem pensar que cachaça é água, lembramos que a água vem do ribeirão, tal como ensina a marchinha, e continua sendo um dos melhores remédios para a inevitável ressaca de Quarta-feira de Cinzas.
O álcool é um diurético, faz com que você urine mais, perca líquido: é um poderoso desidratante. A inesquecível e fenomenal dor de cabeça, a tremenda e insuportável náusea, são sintomas dessa desidratação e só melhoram mesmo com muita água. Melhoram, mas não curam.
É certo que algumas bebidas, alguns tipos de álcool são piores do que outros. Em ordem decrescente de estragos temos: destilados de vinho (conhaque, brandy), vinho tinto, rum, uísque, vinho branco, gim e vodka. As bebidas escuras são piores que as brancas, como vemos, pois contêm impurezas difíceis de metabolizar pelo fígado.
Misturar bebidas também não é boa prática. Beba sempre cerveja antes do destilado. As bebidas carbonatadas são rapidamente absorvidas pelo corpo. Logo, bebendo o destilado depois, ele se diluirá mais facilmente no sistema.
Remédios que realmente funcionem existem poucos. Os melhores, como vimos, são água e sucos, de fruta e de tomate. O objetivo é hidratar-se rapidamente. Tome vitamina C para apressar a eliminação do álcool. Poções que contenham álcool só vão piorar as coisas.
Nunca beba de estômago vazio. A comida ajuda o estômago a absorver certa quantidade do álcool e ainda ajudará o seu corpo a digerir a danada mais rapidamente. Aquele "café forte, bem preto" não lhe devolverá a sobriedade. Apenas o tornará um bêbado um tanto mais acordado. Além do mais, o café também é diurético. As coisas só ficarão mais pretas.
Beba sempre muita água enquanto estiver bebendo. A regra é simples: um copo d'água para cada drinque. E, se você conseguir, apenas um drinque por hora. Pode ser que não seja a completa salvação para a ressaca, mas vai ajudar a diluir a quantidade de álcool consumida e, assim, minorar os efeitos da desidratação. O álcool reduz as funções do cérebro, até pela desidratação das artérias em volta dele. A dor de cabeça e a ansiedade são sintomas da reação do cérebro à falta de líquido corporal.
Na quarta-feira, quando você acordar, ainda estará com álcool no seu sistema. O melhor é tomar mais líquido e bebidas como suco de tomate, algo do tipo Gatorade e água de coco.
As três têm elementos como potássio, sódio e, algumas, magnésio, que melhoram os sintomas da ressaca. Remédios contra a inesquecível dor de cabeça também podem ajudar. Mas cuidado: a aspirina pode irritar o estômago e o paracemol (do Tylenol) pode causar estragos no fígado, se tomado com seu sistema afogado pelo álcool.
As faltas ao trabalho por excessos alcoólicos causam um prejuízo anual de 148 bilhões de dólares aos Estados Unidos. A sorte é que aqui temos essa salvadora quarta-feira. E as outras?
Esse é o texto da coluna de Sonia Melier no Tribuna Bis, segundo caderno da Tribuna da Imprensa, publicado nessa última quinta-feira, 03 de fevereiro.
Sonia Melier tem agora um novo endereço: soniamelier@terra.com.br

Um comentário:

Unknown disse...

o melhor de todos os tempos, to aqui numa ressaca do caramba e com certeza, essas informações me ajudaram muuuuuuuuuuuuito!
:)